A arte de apresentar resultados tangíveis rapidamente…

Em meus trabalhos atuais venho defendendo a utilização de LEAN e SCRUM na gerência de novos projetos e na sustentação por um simples motivo: Gosto de entregar produtos (software, no caso) e não somente apresentar cronograma de execução para meus clientes! E cliente feliz, sinal de mais trabalho!

E a razão para isso é bem simples: Em algumas das consultorias pelas quais passei, vi vários clientes serem “enrolados” e cansei disso tudo! Justamente pelo fato que uma entrega não efetuada na data estipulada significa mais do que apenas um problema para a linha de base do projeto, mas sim o início da deterioração do relacionamento com o cliente!

No início de cada projeto, dificilmente não existe um bom relacionamento e o envolvimento direto do cliente. Nesse momento, a equipe de projeto deve aproveitar essa “gana” de fazer vingar o empreendimento por parte do cliente para trazê-lo sempre junto do trabalho, firmando parceria. E isso só é possível se resultados forem apresentados de forma rápida!

Ou seja, as equipes que entregam produtos de forma contínua, com períodos de tempo curtos (um mês, por exemplo) esquivam-se de muitos dissabores causados pelo mau relacionamento, além de ter fôlego para trabalhar sem muitos problemas de desinteresse dos seus clientes! Sem dúvida, eliminam ruídos de comunicação e constroem parcerias fortes!

Como as iterações (em tempo) com Scrum são curtas e constantes, entregas deixam de ser uma “lenda” para se tornarem fato! Basta priorizar o que mais interessa ao negócio do cliente, fechar um escopo, focar a equipe no que deve ser atendido e eliminar todo e qualquer desperdício de tempo, recursos humanos, materiais, etc para que se ponha a mão na massa…

O fato é que um planejamento só é eficaz se entregue com o mínimo viés para com o idealizado no início. Caso isso não ocorra, o que podemos fazer para minimizar os problemas? Bem, a primeira medida é: Planejar pequeno! E você sabe o porquê disso?

A resposta é: O melhor plano é aquele que você pode mudar a qualquer momento! Ou seja, planejar muito não significa oferecer previsibilidade, mas sim diminuir meios para que mudanças que possam vir a ocorrer sejam atendidas! Em várias oportunidades pude constatar que durante um projeto, planejar uma entrega pequena, mas com alto valor de retorno ao cliente, satisfaz mais do que uma grande entrega de funcionalidades periféricas, sem muito valor!

Além disso, caso o planejamento atual conter mudanças solicitadas pelo cliente, sua satisfação é maior ainda! Pense: Quando é feita uma entrega de valor, ainda que incompleta, mesmo não significando a redenção da equipe, sempre haverá um respiro à mesma!

Mais do que isso, existe a garantia de um voto de confiança do cliente junto ao trabalho executado, pois ele está acompanhando os resultados e não o planejamento. Sem dúvida, os resultados mais satisfatórios sempre estão ligados à execução total do que é mais importante ao cliente! Pois sempre que o produto entregue estiver aderente às necessidades do negócio, todo restante do trabalho será facilitado e as chances de sucesso aumentam! No entanto, existem chances de isso tudo não dar certo?

Sim, lógico! O mais importante nesse caso é relatar o porquê da “não entrega”, mostrando quais foram os impedimentos e o que foi feito para minimizar ou quais mudanças esses impedimentos resultaram no planejamento inicial. É bom ressaltar que a comunicação correta dos problemas auxilia muito na negociação de novos prazos, custos e escopo, junto ao cliente. Não se esqueça disso! Mas caso isso não ocorra, o que podemos fazer?

Pouca coisa… Pois sem fatos, não existem argumentos! Por tal motivo, sempre que ocorreu uma entrega parcial ou uma “não entrega”, tratei de finalizar o combinado na próxima Sprint, priorizando a inclusão dos itens não finalizados anteriormente. Portanto, antes de prosseguir no projeto, devemos garantir que a entrega de pacotes acordados anteriormente com o cliente sejam sempre efetuadas, ao final de uma jornada de trabalho.

Sem isso, nada feito! Para finalizar, aos colegas românticos, que acham o cliente é um amigo, que não se importa com atrasos, deixo aqui um bom conselho: Não se iluda meu camarada! Seu projeto depende de entregas, e sem isso, não haverá continuidade do trabalho! Mesmo assim se houver, faça um estoque extra de sal de frutas, pois você e sua equipe irão precisar!

Abs, até a próxima e curta o som…

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